Inscrições para o cadastramento de mesários voluntários já estão abertas; saiba os benefícios e como se inscrever

As Eleições 2022 estão marcadas para 2 de outubro e eventual segundo turno para o dia 30 de outubro. Para que os cerca de 16 milhões de eleitores mineiros tenham a oportunidade de manifestar a própria vontade por meio do voto, mais de 177 mil mesárias e mesários vão atuar em Minas Gerais. São eles que vão garantir o funcionamento das mais de 44 mil seções eleitorais em todo o estado.

Se você quer estar nesse grupo e contribuir com a realização das eleições e com a nossa democracia, basta se inscrever como mesário voluntário. A inscrição pode ser feita na página Mesário no site do TRE ou pelo aplicativo e-Título, sem data limite para isso.

No dia 5 de julho, os cartórios eleitorais de Minas Gerais vão começar a convocar as eleitoras e eleitores para atuação como mesários nas eleições deste ano. As convocações poderão ser feitas por e-mail, WhatsApp, pessoalmente ou por telefone, conforme previsto na Resolução do TRE/MG 1.145/2020.

A mensagem vai apresentar informações sobre o treinamento do qual a eleitora ou eleitor deve participar. Ele poderá ser presencial, por plataforma de videoconferência, pelo aplicativo Mesário ou na plataforma de educação a distância do TSE.

No treinamento, os futuros mesários terão noções sobre o fluxo de votação, os procedimentos a serem adotados na seção eleitoral e soluções para eventuais problemas. Também receberão um checklist de início do trabalho e do encerramento do dia de votação.

Quem pode ser mesário?

Em regra, qualquer brasileiro ou brasileira que esteja em situação cadastral regular junto à Justiça Eleitoral e seja maior de 18 anos pode ser mesário. As exceções são os candidatos, os respectivos cônjuges e parentes até segundo grau; membros de diretórios de partidos políticos com função executiva; autoridades e agentes policiais que exerçam cargo de confiança no Poder Executivo e quem trabalha na Justiça Eleitoral.

Vantagens de ser mesário

Além da oportunidade de atuar efetivamente para o fortalecimento da democracia brasileira e do Estado Democrático de Direito, os mesários recebem auxílio alimentação para cada dia trabalhado e são recompensados com o direito a dois dias de folga no trabalho (que devem ser negociados diretamente com o empregador). Além disso, a atuação como mesário pode servir como critério de desempate em concursos públicos (caso esteja previsto no edital).

E o mesário universitário conta com mais uma vantagem: 30 horas de crédito na grade extracurricular, se a instituição universitária onde esteja matriculado for conveniada com o TRE-MG.

Fonte: TRE-MG