Hospital Regional de Patos de Minas tem um aumento de 30% o número de cirurgias

Um aumento de mais de 30% no número de cirurgias no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2022: foram quase 2.500 procedimentos cirúrgicos realizados nos primeiros seis meses de 2023 no Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), em Patos de Minas.

Entre as intervenções, 1.182 foram de urgência e 1.296 eletivas, em especialidades como:

• Cirurgia Geral,
  • Ortopédica,
  • Ginecológica,
  • Neurológica,
  • Buco-Maxilo-Facial.

Entre as cirurgias ortopédicas – maior demanda da unidade – o número de intervenções subiu de 823, no primeiro semestre de 2022, para 1.060 no mesmo período de 2023. Em 2021, foram 740, ou seja, uma média de 40 procedimentos a mais por mês em comparação ao mesmo período de anos anteriores.

A melhoria dos números tem impactado diretamente na fila de cirurgias ortopédicas da macrorregião Noroeste do estado. No dia 27/9/2022, 144 pacientes aguardavam por um procedimento. No dia 28/8/2023, um total de  59 pessoas esperavam por uma cirurgia de ortopedia na região. Uma redução de mais de 40% em 11 meses.

A diretora do Hospital Regional Antônio Dias, Polyana de Oliveira Caires, ressalta a importância da unidade para toda a região. “O HRAD tem grande relevância para o território, principalmente pelo fato de atender a linha de traumato-ortopedia, que ainda representa um vazio assistencial na macrorregião. Conseguimos números relevantes comparados ao mesmo período do ano anterior, sobretudo em relação às cirurgias”, salientou.

Com todas essas ações, o tempo de internação diminuiu: em 2021, os pacientes ficaram internados no HRAD, em média, por 6,3 dias. O número reduziu para 6,1 dias em 2022 e, no primeiro semestre de 2023, chegou a 5,7 dias.