A USF de Pindaíbas promoveu recentemente, com o apoio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), o grupo de “Educação em Saúde para Hipertensos e Diabéticos”.
Cerca de 30 usuários participaram da ação, que levou orientações sobre como ter uma alimentação mais saudável, além de realizar testes de glicemia, avaliação dos pés para diabéticos e aferição de pressão arterial.
De acordo com a enfermeira Adriana Mércia, a equipe tem buscado resgatar essas práticas nas comunidades rurais, aproximando mais as pessoas e dando maior acesso à saúde.
Hipertensão
A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela acontece quando os valores da pressão máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9). A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo. A pressão alta é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, infarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.
Diabetes
O diabetes é uma doença crônica que ocorre quando o pâncreas não é capaz de produzir insulina, a sua produção é insuficiente ou quando o corpo não é capaz de fazer bom uso da insulina que produz.
O tipo 1 é caracterizado essencialmente por não haver produção desse hormônio no pâncreas. Já o tipo 2 é fundamentalmente caracterizado pela dificuldade de uso da insulina produzida. Os casos do tipo 1 aparecem geralmente na infância e na adolescência; já o tipo 2 atinge com mais frequência indivíduos adultos.
Há, ainda, o diabetes gestacional, que ocorre quando a insulina se torna menos efetiva durante a gravidez, e casos menos comuns, decorrentes de problemas genéticos, doenças, uso de medicamentos, entre outras causas.
A insulina é o hormônio secretado pelo pâncreas para metabolizar a glicose e, assim, transformá-la em energia para o corpo. A incapacidade de produzir insulina e a impossibilidade de usá-la de forma eficaz conduzem a níveis de glicose elevados no sangue: a hiperglicemia, que caracteriza o diabetes. Ao longo do tempo, altos níveis de glicose podem gerar danos para os rins, olhos, coração, nervos, vasos sanguíneos, entre outras complicações.
O diabetes é considerada uma doença silenciosa, porque muitas pessoas desconhecem ter a enfermidade. Segundo o Ministério da Saúde, diversos estudos apontaram uma relação direta entre níveis de glicose alterados e doenças cardiovasculares como infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC).