A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG) informou que as transferências de pacientes da UTI Neonatal do Hospital Regional Antônio Dias (HRAD) estão suspensas desde o último domingo (14/08), em função da regularização dos plantões da equipe de médicos pediatras.
Em nota enviada ao jornalismo do Sistema Clube, a FHEMIG afirmou que tem empreendido todos os seus esforços para recompor a equipe de pediatras com a maior celeridade possível, o que inclui um diálogo permanente com o gestor municipal.
A Fundação também ressaltou que a dificuldade para a contratação de profissionais de pediatria é uma questão estrutural de mercado, também enfrentada por outros entes públicos e privados.
No início da noite da última quinta-feira (11/08), a prefeitura de Patos de Minas divulgou um vídeo em que a Secretária Municipal de Saúde Ana Carolina Magalhães afirma que, para evitar o fechamento da UTI neonatal do HRAD, a administração municipal contrataria três pediatras para prestar serviços no Hospital da rede FHEMIG.
O novo concurso público da FHEMIG já foi aprovado e, neste momento, estão sendo realizados os estudos preliminares para dimensionamento das vagas a serem ofertadas. A previsão é que o concurso seja realizado no próximo ano.