Por meio da iniciativa realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), a prefeitura de Patos de Minas receberá R$ 117 mil para adquirir um veículo (pick-up, cabine simples) a ser utilizado no resgate de caninos e felinos em situação de maus-tratos e abandono.
Além de Patos de Minas, outros cinco municípios selecionados – Pompéu, Nova Serrana, Passa Tempo, Turmalina e Itamarandiba – devem assinar um convênio de 12 meses com o estado. Essas cidades devem promover os cuidados necessários ao bem-estar dos animais resgatados, como castração e microchipagem, inserindo as informações no Sistema Estadual de Identificação de Animais Domésticos.
“Hoje trabalhamos com veículo locado para as ações de resgate animal. Um novo automóvel amplia nossa capacidade de atuação, além de reduzir custos”, explica a coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental, Geize Marques.
Somente este ano, o Centro de Controle de Zoonoses atendeu mais de 120 denúncias de abandono e maus-tratos a animais domésticos. Ainda de acordo com Geize, estima-se que atualmente há cerca de 8 mil cães e gatos em situação de rua na cidade, que estão sendo castrados, por meio de convênio com a Aspaa, e microchipados.
Por: Morgana Martins / Fonte: Ascom Prefeitura de Patos de Minas