Exposição “Quilombo itinerante” é realizada no no campus Patos de Minas do IFTM

Trabalho está disponível nos dias nos dias 15, 16, 17, 23, 24 e 27 de fevereiro

No ano de 2019, o IFTM Campus Patos de Minas participou de uma edição do projeto de extensão IFTM Itinerante. O objetivo geral do projeto foi proporcionar um diálogo entre o IFTM e a Comunidade do Quilombo do Ambrósio, localizada no município de Ibiá (MG).

Durante os dias de execução do projeto, houve trocas de saberes por meio de ações inclusivas em áreas temáticas diversas. Dentre elas, foram feitas várias entrevistas e registros audiovisuais com moradores locais.

O ex-estudante do campus de Patos de Minas, Teófilo Arvelos, fez um completo trabalho de registro de imagens das andanças da equipe pela região. Esse trabalho foi transformado na exposição “Quilombo itinerante”, que ocorre no IFTM Campus Patos de Minas, nos dias 15, 16, 17, 23, 24 e 27 de fevereiro. A exposição está aberta para toda a comunidade no horário das 8h às 21h.

Em entrevista concedida ao jornalismo do Sistema Clube, Teófilo Arvelos explicou a importância da exposição, considerando que o Quilombo do Ambrósio foi um dos mais importantes quilombos mineiros, destacando a importância da valorização da cultura e a preservação da história.

“Ele existiu no século XVIII, inicialmente no município de Cristais em Minas Gerais. Após invasão do Quilombo do Ambrósio em Cristais, os quilombolas migraram para onde existem os municípios de Ibiá e Campos Altos e, em uma área bem localizada entre esses dois municípios, eles construíram um segundo quilombo, que conservou o nome de Quilombo do Ambrósio. O tempo se passou esse quilombo foi invadido, Ambrósio e seu companheiros quilombolas foram mortos pelos brancos, mas a memória e a história permaneceu”, explicou o ex-aluno do IFTM campus Patos de Minas.

Confira a entrevista na íntegra: