Com a proximidade do final do período de estiagem e o início do período chuvoso, as ocorrências de incêndios em vegetação diminuem, porém aumentam as ocorrências de acidentes graves de trânsito e as quedas de árvores. Nos meses de outubro e novembro, em nossa região ocorrem chuvas intensas e rápidas, principalmente no final da tarde.
Diante deste quadro e buscando prevenir este tipo de ocorrência, o 12º Batalhão de Bombeiro Militar (12ºBBM) orienta a população ao redobrar os cuidados nesta época.
No trânsito, recomenda-se que o motorista faça uma revisão geral em seu veículo. Um ponto importante para manutenção, são os dispositivos luminosos (faróis, lanternas e setas) e os limpadores de para-brisas, a fim de garantir boa visibilidade. Vale sempre frisar o uso do cinto de segurança e o uso de cadeirinha para as crianças.
No caso de motociclistas, é muito importante que o capacete esteja com jugular afivelada e ajustada, caso contrário, no momento do acidente o capacete sai da cabeça e a vítima fica desprotegida.
Sejam pedestres, ciclistas, motociclistas ou motoristas, é fundamental se deslocarem com atenção, paciência e em velocidade adequada.
Sobre quedas de árvores, o Corpo de Bombeiros orienta a evitar deixar carros estacionados debaixo de árvores durante tempestades, mesmo que elas estejam aparentemente saudáveis. Nas ruas e principalmente nas rodovias, redobrar a atenção durante chuvas e tempestades, ou logo após a ocorrência delas, pois o condutor pode se deparar com um galho ou uma árvore inteira caída na via, obstruindo parcial ou totalmente o trânsito. Para evitar acidentes, redobre a atenção e diminua a velocidade.
Em caso de acidentes, deve-se sinalizar o local de forma eficiente e com bastante distância ,usando galhos, triângulo ou cones, a fim de evitar novos acidentes. Além disso, o mais importante é acionar os órgãos responsáveis, o mais rápido possível.