Nesta sexta-feira (22/09), o procedimento para transferência e restauração de imóvel histórico tombado no município foi tema de destaque no DEBATE 98. O programa contou com a presença do especialista em Museografia e Patrimônio Cultural, Alex de Castro Borges. A conversa foi conduzida por Jota Ramalho, Edvar Santos e José Afonso e recebeu a participação de ouvintes da Rádio Clube 98.
Alex de Castro inicia o programa falando do momento histórico em que o popularmente chamado antigo “Cadeião” foi construído, passando pela história do próprio prédio.
“Acontece que o Estado teve posse do edifício pelo maior período, predominantemente. Se o município aproveitou os primeiros dois ou três anos, foi bem pouco. Porque o foco do crescimento mudou completamente quando o edifício ficou pronto. Ele já nasceu atrasado pro pensamento da época”, relatou.
O especialista pontua que, hoje, há uma questão judicial sobre de quem é a responsabilidade de garantir pela preservação do prédio, cujo telhado está bastante danificado e causa preocupação quanto à possibilidade de danos ao restante do edifício.
“Todos os encaminhamentos jurídicos já estão sendo tomados. […] O edifício é tombado, ele não pode ser demolido”, ressaltou.
O motivo pelo qual prédios tombados não podem ser demolidos; os projetos de restauração do edifício; a fonte de recursos para a reforma; o uso futuro do antigo “Cadeião”; e outros assuntos também estiveram em pauta no programa desta sexta-feira (22/09).
Confira o DEBATE 98 na íntegra: