O Ribeirão do Chumbo nasce no Povoado de Cabeceira do Chumbo e corta o distrito de Major Porto até desaguar no Rio Areado. Sua bacia é composta por mais de 80 córregos médios e pequenos. O Ribeirão do Chumbo possui três pontes, sendo a primeira ligando a comunidade de CAROCAS a todo o município de Patos de Minas e inaugurada em 1987 e que já foi levada pelas enchentes várias vezes.
O principal motivo é o fato de ter sido construída em altura muito baixa e o volume de águas das chuvas serem altos. As outras duas pontes do ribeirão fazem a ligação dos distritos de Major Porto a Bonsucesso.
A forte enxurrada dessa vez levou a uma das cabeças de concreto da ponte, interrompendo o transito no local. A população diz que a prefeitura mandou equipes para avaliação dos estragos. A informação é de que para se fazer os reparos, os moradores das redondezas terão que arcar com as despesas dos consertos, que na verdade não tem como consertar e sim é necessário construir uma nova ponte.
Outro grave problema é que a prefeitura chama o Ribeirão de córrego enquanto que no IGA (Instituto de Geociências Aplicadas) é elevada a categoria de Ribeirão.







