Ouça ao Vivo:

Emissão de segunda via da carteira de identidade fica mais cara em Minas Gerais

Vale ressaltar que a emissão da primeira via da identidade continua gratuita

Emitir a segunda via da carteira de identidade em Minas Gerais, passou a ter um custo maior em 2023. A emissão do documento passou de R$ 95,41 para R$ 100,75. De acordo com a Polícia Civil (PCMG), o reajuste foi automático e aconteceu devido ao novo valor da Unidade Fiscal de Minas Gerais (Ufemg).

Vale ressaltar que a emissão da primeira via da identidade continua gratuita. Em Patos de Minas a emissão do documento é realizada na UAI Patos de Minas, localizada na Rua José de Santana, 1307 – Centro. O cidadão precisa realizar o agendamento pelo site do Governo de Minas Gerais, no aplicativo MG APP Cidadão ou presencialmente na central de atendimento de 08h às 17h.

O boleto deve ser emitido no momento do agendamento e, no dia do atendimento, o cidadão precisa levar a fatura paga, considerando que a UAI Patos de Minas não conta com local de pagamento.

Em cidades da região que não contam com Unidade de Atendimento Integrado (UAI), o cidadão deve buscar atendimento na Delegacia de Polícia Civil do município.  

Na UAI Patos de Minas, aproximadamente 100 agendamentos são realizados diariamente para emissões de primeiras e segundas vias do documento de identidade.

Pedido de Gratuidade da 2ª via

Em casos de furto ou roubo do documento, o solicitante está isento da tarifa, mediante apresentação do boletim de ocorrência, com prazo máximo de 60 dias da data do crime.

O cidadão também pode solicitar à isenção da taxa de segurança pública, apresentando a folha resumo emitida pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou o comprovante de inscrição no CadÚnico, pela internet, sendo em ambos os casos observada a faixa de renda autorizativa. Ainda pode ser apresentado comprovante de qualquer benefício social em nome do requerente.

<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>