A Polícia Militar realizava patrulhamento, quando visualizou um indivíduo conhecido no meio policial pela prática de furtos, caminhando pela Rua Barão do Rio Branco, no sentido Avenida Arlindo Porto/Avenida Piauí, em Patos de Minas. Ao perceber a presença policial, o suspeito acelerou o passo e se aproximou de outros indivíduos em situação de rua. Ele rapidamente tirou uma mochila e uma blusa, deixando-as cair no chão, afastando-se alguns passos, enquanto olhava disfarçadamente para a guarnição. Esse comportamento levantou suspeitas, e a abordagem foi realizada.
Durante a abordagem, foi encontrada uma grande quantidade de fios de cobre, que, após serem desemaranhados, foram identificados como cinco rolos de fios de energia elétrica residencial. Também foram encontrados um martelo e uma torquês. O autor assumiu a posse da mochila e disse que havia furtado os fios de uma construção nas proximidades.
No entanto, após verificação no bairro Jardim Paulistano, o infrator mudou sua versão, alegando que havia trocado os fios por uma grama de crack com um indivíduo.
Ao ser feitas as diligências, a vítima do furto foi identificada e localizada. Diante dos fatos, o autor recebeu voz de prisão por furto e foi apresentado na delegacia, juntamente com a fiação recuperada e as ferramentas utilizadas no crime.