Diretamente do Hemonúcleo de Patos de Minas, Professor Braz Paulo ressalta importância da doação de sangue

A doação pode ser agendada no site da Fundação Hemominas ou pelo app MG-Cidadão

Nesta terça-feira, 14 de junho, o comentarista do Sistema Clube, Professor Braz Paulo, falou sobre o dia Dia Mundial do Doador de Sangue.

Criado por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, a data é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos. A data também é oportunidade para agradecer aos doadores voluntários pelo ato que preserva vidas no mundo inteiro.

Na oportunidade o professor e comunicador realizou sua doação de sangue e conversou com a responsável pela captação de doadores, Dagma Martinélia. Durante a entrevista conduzida por Braz Paulo, Dagma, esclareceu diversas dúvidas da população, ressaltando a importância de cada doação. A colaboradora da Fundação Hemoninas, explicou como é dividido o sangue coletado.

“Todo mundo que faz a sua doação de sangue, faz a doação de sangue total e jamais fazemos uma transfusão de sangue da bolsinha completa, do sangue total, fracionamos esse sangue antes dele ser transfundido. Podemos fracionar o sangue em plaqueta, em plasma, em hemácia e em concentrado de fator de coagulação, então você doando sangue uma vez, você pode ajudar até quatro pessoas diferentes,” explicou a responsável pela captação de doadores.

A segurança em relação a doação de sangue, também esteve entre os temas em discussão, Braz Paulo ressaltou a importância dos exames que são realizados garantindo a qualidade do material coletado e ainda alertando o doador sobre o seu atual estado de saúde, em muitos casos permitindo tratamento precoce de diversas enfermidades.

Agendamento no Hemonúcleo de Patos de Minas:

A doação pode ser agendada no site da Fundação Hemominas ou pelo app MG-Cidadão. Com o agendamento, o cidadão ajuda a distribuir as doações ao longo do horário de atendimento da unidade e pode diminuir o tempo de espera para efetuar sua doação. Em caso de não comparecimento, solicita-se cancelar o agendamento para disponibilizar o horário a outro candidato. O Hemonúcleo de Patos de Minas está localizado na Rua Major Gote, 1.255, o telefone de contato da unidade para esclarecer dúvidas é (34) 2106-2600.

Confira a entrevista na íntegra: