Criança de 4 anos se afoga em piscina e é reanimada pelo pai, em Patos de Minas

A menina voltou para a área da piscina para pegar uma boneca, movimentação que não foi notada pelos responsáveis

Na tarde deste domingo (17/12), o 12º Batalhão de Bombeiros Militar foi acionado para atendimento a vítima de afogamento em piscina, no perímetro urbano. Uma criança, de quatro anos, se afogou e foi reanimada pelo próprio pai.

Segundo informações, após o acionamento, uma equipe do Corpo de Bombeiros deslocou ao local, onde já encontrou a menina consciente e orientada, sendo amparada pelo pai.

De acordo com os responsáveis, a criança havia ficado na piscina durante à tarde e naquele momento já havia saído, tendo sido fechado o acesso ao local da piscina. Em dado momento, a menina retornou até lá para buscar uma boneca, movimentação esta que não foi notada.

Logo após, uma familiar visualizou a criança desacordada, sendo retirada da piscina e realizadas manobras de reanimação pelo pais, as quais surtiram efeito, uma vez que a vítima expeli certa quantidade de água e retomado a consciência.

A equipe do Corpo de Bombeiros monitorou os sinais vitais da vítima e, considerando a gravidade do caso, em um trabalho integrado com o Samu, já havia pedido apoio do suporte avançado de atendimento. O médico médico da equipe, que se fez presente no local, estabilizou a vítima e ela foi encaminhada a uma unidade hospitalar, onde permaneceu para avaliação e exames.

Cuidados nas férias escolares

O Corpo de Bombeiros orienta que em locais onde houver piscinas, represas, balneários ou mesmo recipientes com água, como baldes e bacias, as crianças devem ser monitoradas o tempo todo, ou que o acesso a estes locais sejam suficientes para impedir todo e qualquer contato quando não houver adultos por perto.

Com as férias escolares, as crianças estarão durante todo o período em casa, trazendo a preocupação além do contato com água, sendo necessário muita atenção dos pais com situações como:

• Produtos de limpeza;
  • Panelas;
  • Armários e prateleiras;
  • Ferramentas;
  • Medicamentos;
  • Equipamentos eletrônicos de grande porte soltos, como televisores;
  • Objetos cortantes, entre outros.

Existem mecanismos e meios que podem tornar sua residência mais segura, como travas para gavetas, protetores de quinas, colocar materiais em locais altos e fora do acesso, ações que podem diminuir os riscos para eventuais acidentes.

Em casos de urgência ou emergência ligue 193.