Ouça ao Vivo:

Corpo de Bombeiros destaca orientações para prevenir incêndios na área rural

Em caso de propagação das chamas, a segurança de crianças, idosos e pessoas sem preparo técnico ou condições físicas deve ser priorizada
Imagem: Pixabay

Em períodos de tempo seco, é fato que os riscos de propagação de incêndios aumentam consideravelmente, especialmente durante os finais de semana. Considerando que “entramos na fase mais crítica do período de estiagem”, em que a área rural é a mais afetada, o 12° Batalhão de Bombeiros Militar em Patos de Minas vem divulgando orientações para a prevenção de incêndios em vegetação.

Dentre os cuidados que podem ser tomados, a corporação destaca:

  • não soltar fogos de artifícios;
  • não fazer fogueiras e evitar acampar nesse período;
  • não fazer o descarte de cigarros e semelhantes em áreas com vegetação, tais como margens de rodovias e estradas;
  • não queimar lixo na área rural;
  • não realizar limpeza de terrenos utilizando fogo;

É importante ressaltar que está regulamentada por decreto (n° 11.100, de 22 de junho de 2022) a suspensão da permissão do emprego do fogo no território nacional pelo prazo de 120 dias, com específicas exceções. Essa é uma medida que costuma ser adotada todo ano quando tem início o período de seca, como forma de prevenir incêndios.

Além disso, a segurança deve sempre ser priorizada. Crianças, idosos e pessoas sem preparo técnico ou condições físicas devem evitar participar do combate a incêndios.

Em caso de propagação das chamas, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo número 193. 

<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>