COPASA inicia atividades que integram o Pró-Mananciais, em Presidente Olegário

Algumas ações têm efeito imediato e outras, a longo prazo

A Copasa iniciou, nesta semana, as atividades que integram o cardápio do Pró-Mananciais – programa da Companhia que visa à proteção e recuperação de microbacias hidrográficas – no município de Presidente Olegário.

Avaliadas em mais de R$ 190 mil, as ações serão realizadas na microbacia do ribeirão Três Barras e devem ser concluídas ainda neste ano, beneficiando toda a população de aproximadamente 19 mil habitantes.

A largada para execução dos serviços ocorreu na sede da Prefeitura Municipal. Na oportunidade, o prefeito de Presidente Olegário, Rhenys da Silva Cambraia, assinou a Autorização de Serviços Ambientais.

“Foi feito um termo de cooperação técnica entre a prefeitura e a Copasa, no mês de julho, e agora vamos dar início aos trabalhos operacionais nas cinco bacias do Três Barras”, afirmou.

O poder concedente está atuando ao ceder o transporte e o cascalho necessários para realização das intervenções.

Como as ações acontecerão em diferentes propriedades rurais, localizadas perto de nascentes e matas ciliares, representantes da Câmara Municipal, da Prefeitura e da Copasa também visitaram os proprietários com o intuito de coletar as autorizações para a execução dos trabalhos.

O assistente socioambiental da COPASA, Fauster Bernardes, explicou as atividades que serão realizadas no município.

“Ao todo, 16 quilômetros de estrada passarão por adequação, a fim de reduzir o desgaste das mesmas pelas enxurradas decorrentes das chuvas. Serão construídos 130 bolsões (bacias escavadas na terra para acumular água pluvial), facilitando a infiltração no solo. Ainda serão feitos 100 bigodes (canais escavados nas laterais das estradas para conduzir água da chuva para os bolsões), o que também previne erosões causadas pelas enxurradas; e executadas 80 lombadas (elevações de terra feitas nas estradas rurais)”, concluiu.

Colmeia

Durante todo o processo, os serviços serão inspecionados pelo Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia), grupo formado com o objetivo de ajudar no diagnóstico e elaboração de ações que, por meio do Pró-Mananciais, contribuirão para a preservação da natureza e para segurança hídrica em longo prazo.

Integram o Colmeia de Presidente Olegário: a Copasa, a Prefeitura, a Câmara Municipal de Vereadores, a Defesa Civil, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), o Rotary Club e as rádios Eldorado e Regional.

Fonte e foto: Hamilton Amorim