A tarifa social da Copasa é disponibilizada às famílias inscritas no Cadastro Único de Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), que tenham a renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa e residam em imóvel residencial. A iniciativa já beneficia cerca de 682.456 famílias em Minas Gerais, com a redução de até 50% no valor da conta de água/esgoto.
A Copasa faz ainda um alerta aos beneficiários da tarifa social que estão com os dados cadastrais desatualizados. Está sendo incluído um comunicado nas faturas dos meses 10 e 11/2022, no campo “Informações Gerais”. O objetivo é informar o cliente sobre a necessidade de atualizar o seu CadÚnico para continuar tendo o benefício da Copasa na fatura mensal.
O beneficiário que não apresentar o CadÚnico atualizado na Copasa, conforme solicitado, terá a Tarifa Social suspensa a partir de 12/2022.
O benefício é uma das ações de responsabilidade social da companhia, e está alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco principal no ODS n° 06, que trata da disponibilização de água potável e de esgotamento sanitário.
Para poder contar com o benefício da tarifa social, o primeiro passo é procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do seu município para inscrição ou atualização do cadastro no CadUnico, para obter o documento chamado “Folha Resumo”. Em seguida, o cliente deve entrar em contato com a Copasa, por meio de um dos canais de relacionamento com o cliente, e, além da “Folha Resumo”, apresentar o CPF e a conta atual do imóvel a ser cadastrado no programa. Depois disso é só aguardar a análise da documentação. Estando tudo certo, o benefício do desconto já será concedido na próxima conta.
A solicitação de inclusão na tarifa social poderá ser feita por meio de um dos canais digitais de atendimento: WEBCHAT no site www.copasa.com.br e o WhatsApp (31) 99770 7000, em ambos o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
O benefício da tarifa social da Copasa está em conformidade com a Resolução Normativa n° 150, da Agência Reguladora de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG).
A redução no valor da conta é calculada de acordo com o consumo de cada família, ou seja, quanto menor for o consumo de água do imóvel, maior será o desconto, sendo limitado até 20 m³ (20 mil litros).
Prazo para atualizar dados do CadÚnico é prorrogado até 11/11
O Ministério da Cidadania resolveu prorrogar, mais uma vez, o prazo para que integrantes do Cadastro Único (CadÚnico) atualizem seus dados junto ao governo federal. A nova data é no próximo dia 11 de novembro. A decisão foi tomada por causa das enormes filas formadas em todo o país nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), locais onde os dados são atualizados, uma vez que o prazo se encerraria na última sexta-feira (14/10).
Fique atento
Os mineiros beneficiários do programa e que tenham dúvida com relação a sua situação podem fazer uma consulta via internet. Para isso basta baixar o aplicativo do CadÚnico disponível, gratuitamente, na Google Play (para sistema Android) e Apple Store (IOS). Caso haja algum dado a ser corrigido, basta procurar um dos postos credenciados espalhados pelo Estado para que seja feita a atualização.
O responsável pela Unidade Familiar deve levar seu CPF ou título de eleitor até o posto cadastral e também algum documento para cada pessoa da família, tais como certidões de nascimento ou casamento, CPF, RG, Carteira de Trabalho, título de eleitor e Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani), se a pessoa for indígena. Além de comprovante de endereço e renda.
As atualizações também devem ser feitas em casos em que o beneficiário mudar de endereço ou telefone, tiver alguma alteração em sua renda mensal ou no estado civil, e quando houver algum nascimento, adoção ou morte de membro da família. Caso a família fique mais de quatro anos sem atualizar os dados, seu registro pode ser excluído do CadÚnico. Segundo o governo federal, as alterações devem ser feitas com no máximo dois anos entre uma e outra.