Coordenador da Esperança Azul fala sobre a importância do Cordão Girassol para pessoas com deficiências ocultas ou invisíveis

O colar foi instituído pela Lei Municipal nº 8.441, de 22 de maio de 2023, em Patos de Minas

O cordão de girassol, ou colar de girassol, tem um significado muito específico. Caracterizado por ser uma tira de tecido verde com vários desenhos de girassóis, ele é um símbolo internacional para que pessoas com algum tipo de condição oculta ou invisível sejam facilmente reconhecidas.

Associado a identificador pessoal, o cordão de girassol funciona como um elemento visual. Seu uso não tem o objetivo de estereotipar esse grupo, mas sim de facilitar o suporte.

“O uso do cordão não dispensa a identificação da deficiência, se a pessoa tiver usando o cordão girassol, e o atendente solicitar a identificação da pessoa, no caso do autista é a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA)”, explica Gilber Mota.

Para ter a carteira, é preciso apresentar o laudo médico e acessar https://ciptea.sp.gov.br/.

A equipe do Clube Noticia falou com o Gilber Mota, ele que é Coordenador Administrativo da Esperança Azul em Patos de Minas.