Ouça ao Vivo:

Coordenador da Esperança Azul fala sobre a importância do Cordão Girassol para pessoas com deficiências ocultas ou invisíveis

O colar foi instituído pela Lei Municipal nº 8.441, de 22 de maio de 2023, em Patos de Minas

O cordão de girassol, ou colar de girassol, tem um significado muito específico. Caracterizado por ser uma tira de tecido verde com vários desenhos de girassóis, ele é um símbolo internacional para que pessoas com algum tipo de condição oculta ou invisível sejam facilmente reconhecidas.

Associado a identificador pessoal, o cordão de girassol funciona como um elemento visual. Seu uso não tem o objetivo de estereotipar esse grupo, mas sim de facilitar o suporte.  

“O uso do cordão não dispensa a identificação da deficiência, se a pessoa tiver usando o cordão girassol, e o atendente solicitar a identificação da pessoa, no caso do autista é a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA)”, explica Gilber Mota.

Para ter a carteira, é preciso apresentar o laudo médico e acessar https://ciptea.sp.gov.br/.

A equipe do Clube Noticia falou com o Gilber Mota, ele que é Coordenador Administrativo da Esperança Azul em Patos de Minas.

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>