Nesta sexta-feira (05/08), a futura Usina Regional de Triagem de Lixo foi novamente o assunto em destaque no DEBATE 98, com a presença do Consultor Jurídico e Ambiental, Dionísio Alberto de Brito. A conversa foi conduzida por Jota Ramalho, Edvar Santos e José Afonso. O bate-papo também contou com a participação de ouvintes da Rádio Clube98.
Na oportunidade, Dionísio Alberto de Brito, avaliou a forma em que o projeto da Usina Regional de Triagem de Lixo está sendo apresentado. Discutindo pontos importantes, como a viabilidade técnica; a abordagem de leis reguladoras; e apresentando benefícios e dificuldades a curto, médio e longo prazos.
Dionísio afirmou que uma Usina bem montada é altamente sustentável, porém para isso é necessário seguir parâmetros, com a finalidade de tornar o projeto viável dentro das leis reguladoras. Um dos pontos abordados pelo Consultor Jurídico e Ambiental foi a necessidade de um mapeamento dos municípios para se ter uma noção real do material que será coletado.
Na última reunião da Câmara Municipal foi aprovada a doação de um terreno para a construção da usina em Patos de Minas. O terreno pertencia ao Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DER-MG) e foi doado pelo Governo de Minas Gerais para o município que, por sua vez, o repassou para o CISPAR.
O convidado também falou sobre o local escolhido para implantação da primeira usina, afirmando que, considerando as leis ambientais, o local escolhido está exatamente no limite de distância tanto do aeroporto municipal, como também do perímetro urbano.
Confira a entrevista na íntegra: