Desde a última sexta-feira (19), o movimento dos romeiros para a 136ª Festa de Nossa Senhora da Abadia de Andrequicé, no município de Presidente Olegário, vem crescendo a cada dia. A peregrinação dos fieis tem o objetivo de cumprir promessas ou agradecer alguma graça recebida. O dia da Santa é comemorado em 15 de agosto (feriado municipal).
Em comunicado o Santuário pede a compreensão de todos os motoristas com os romeiros pelas estradas e que redobrem a atenção mais ainda, uma vez que todas as estradas de acesso ao povoado de Andrequicé não são pavimentadas. “Andem com atenção, reduza a velocidade ao avistar pessoas, tenham empatia pelo próximo. Que possamos encontrar na sua devoção a força para superar desafios e construir um país justo e solidário” informa o comunicado do Santuário.
Já para os romeiros, a orientação sobre a questão da segurança, é caminhar em fila indiana e em sentido contrário ao fluxo de veículos. Durante a noite, é indicado usar coletes reflexivos ou lanternas, para que a visualização, por parte dos condutores, seja facilitada.
Cuidados com possíveis queimadas
O Santuário também orienta sobre as queimadas que atingem as matas que ficam próximas as estradas. Os incêndios são comuns nesta época do ano devido ao tempo seco e eles podem causar transtornos como gerar fumaça e calor intenso, acidentes de trânsito e até mesmo vitimar pessoas que transitem nas estradas. Portanto, não fume em locais próximos a vegetações secas; não acenda fogueiras, fogos de artifícios ou balões em locais próximos a vegetações secas. Em caso de incêndios e acidentes basta solicitar o socorro por meio do telefone 193.
São três pontos de apoio, no “Cricó”, Ponto de Apoio Alto do Rio da Prata (fazenda da Dalva), e outro no povoado de Andrequice próximo ao Santuário de Nossa Senhora da Abadia. Os pontos estarão em funcionamento nos dias 19 e 20 de julho; 26 e 27 de julho e dias 2 e 3 de agosto (24h).
Fonte: Juarez Martins