O rio recebeu um grande volume de água nas últimas horas devido às chuvas que caem na região do Alto Paranaiba, e na cabeceira do rio que corta os municípios de Rio Paranaíba, Carmo do Paranaíba, Lagoa Formosa, Guimarânia e Patos de Minas onde as chuvas estão constantes. No principio do ano, o Paranaíba trasbordou em Patos de Minas e chegou a ficar a mais de 12 metros acima do leito normal. Defesa Civil não confirmou a medição de hoje (06/02).
Segundo a meteorologia, somente no mês de janeiro choveu mais de 500 milímetros no município. Nesses primeiros dias de fevereiro já choveu mais de 100 milímetros. Há previsão é de que a semana seja chuvosa na região. Neste domingo (06), o tempo chuvoso permanece, podendo cair 25 milímetros. Segundo o Clima Tempo, nesta segunda-feira (07), deve chover 50 mm; na terça-feira (08) mais 45 mm; na quarta-feira (09) outros 24 mm; e na quinta-feira (10) outros 20 milímetros. Somente na sexta-feira (11), não deve haver chuva.
Ainda de acordo com o portal Climatempo, a previsão é de 164 milímetros de chuvas até a próxima quinta-feira (10) em Patos de Minas, o que pode fazer novamente o Rio Paranaíba transbordar. A maior parte da pluviosidade se concentrará na segunda e na terça-feira (8).