Nesta sexta-feira (09/09), a Cooperativa Central Mineira de Laticínios (CEMIL) realizou uma solenidade em comemoração aos 30 anos de atividades. A cerimônia aconteceu na sede da empresa em Patos de Minas e contou com a presença de autoridades estaduais e regionais, que prestigiaram o aniversário da CEMIL. Marcos Montes, Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), havia confirmado presença no evento, porém, não pôde comparecer devido a um imprevisto.
De acordo com Vasco Praça Filho, atual presidente da Cemil, a Cooperativa está presente em mais de 40 cidades da região e conta com o trabalho de suas filiadas: Coopatos, em Patos de Minas; Coopervap, em Paracatu; e Comadi, em Dores do Indaiá.
Apenas em Patos de Minas, o presidente da CEMIL estima que pelo menos mil pessoas estão empregadas direta ou indiretamente pela fábrica da Cooperativa. Já considerando o corpo de trabalho total, contando com as cooperativas filiadas, o número de empregados chega a 10 mil pessoas.
Em conversa com a reportagem do Portal Clube Notícia, Vasco Praça define esses 30 anos de trabalho da CEMIL como a “continuidade de homens sérios, trabalhando com muito amor e compromisso para defender o produtor rural”.
Sobre o período difícil que o mercado e, principalmente, o produtor rural que trabalha com leite está passando, Praça Filho afirma que espera conseguir superar esse momento com o auxílio das exportações que a CEMIL pretende ampliar.
Além disso, ele declara que a Cooperativa ajudará o produtor levando “assistência técnica e orientação para que ele produza de maneira mais eficiente”, assim como “pressionar as autoridades federais e estaduais para ter um olhar com o produtor, com essa cadeia importante que mais gera emprego e muitas vezes é esquecida pelas autoridade”, declara.