Presidente da FECOMÉRCIO de Minas Gerais defende a Reforma Tributária, mas destaca ressalvas levadas a Brasília

Em visita a Patos de Minas, ele também falou sobre assuntos de interesse local e regional

Nesta quarta-feira (15/03), as demandas do setor do comércio de bens, serviços e turismo da região foi o assunto em destaque no DEBATE 98. O programa contou com a presença do presidente do Sistema FECOMÉRCIO de Minas Gerais, Nadim Donato. O bate-papo também recebeu a participação do presidente do Sindicato do Comércio de Patos de Minas, Eduardo Soares, e de ouvintes da Rádio Clube 98.

Nesta quinta-feira (16/03), o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (FECOMÉRCIO/MG), Nadim Donato, iniciou sua visita a Patos de Minas, como parte de seu cronograma de diálogo com os sindicatos e demais representantes da categoria no estado. Na ocasião, ele esteve no estúdio do Sistema Clube e participou do DEBATE 98.

Dentre os assuntos abordados, Nadim Donato falou sobre a Reforma Tributária e o que ela representa para o comércio para um todo.

“Nós temos alguns problemas na questão tributária. […] Em Minas Gerais, nós temos cerca de 810 mil empresas na base da Federação do Comércio. Dessas, 445 mil são ‘do Simples’, são empresas de pequeno porte, unifamiliares. O Simples, que era simples, hoje já não é tão simples, porque tem substituição tributária, diferença de alíquota… Ele ficou complexo para essas empresas. Então, esse é um gargalo, além de que pagamos as maiores taxas para o governo, do mundo”, pontuou.

Questionado, Nadim Donato afirmou que a FECOMÉRCIO é a favor da Reforma Tributária por ela “unificar as alíquotas”. No entanto, ele faz ressalvas, as quais foram levadas a Brasília e apresentadas ao vice-presidente Geraldo Alckmin, ao ministro da Economia Fernando Haddad e a outros representantes do governo federal.

“A Reforma Tributária é importante, porém, do jeito que está, ela beneficia as indústrias – o que é muito bom, precisamos industrializar mais o Brasil -, mas está prejudicando os serviços, que estão sendo aumentados em muito a parte de impostos deles. A cadeia de varejo ainda não conseguimos estudar”, explicou Nadim.

Assuntos locais, como a visita do representante estadual do comércio às lideranças regionais e municipais, o evento FECOMÉRCIO na Rua e a situação do SESC em Patos de Minas também estiveram em pauta no programa desta sexta-feira (17/03); assim como a empregabilidade no setor de varejo, a cobrança de impostos estaduais e o esclarecimento de dúvidas de ouvintes.

Confira o DEBATE 98 na íntegra: