A Campanha de Vacinação contra a Influenza 2022 será realizada, entre 4/4 e 3/6. A imunização tem como objetivo a redução das complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza.
O Ministério da Saúde já divulgou o cronograma da campanha, que terá duas etapas, seguindo a população prioritária para a vacinação. A primeira fase vai até 30/4 e será direcionada aos idosos com 60 anos ou mais de idade e trabalhadores da saúde. Na segunda etapa, de 2/5 a 3/6, as doses serão direcionadas ao público infantil, gestantes e puérperas, indígenas, professores, pessoas com comorbidades e deficientes permanentes, além das Forças Armadas, de segurança e salvamento, dentre outros.Em Patos de Minas a imunização acontecerá em todas USFs (Unidades de Saúde da Família) exceto a unidade do Bairro Várzea. As salas de vacina estarão abertas de segunda a sexta-feira de 07:30h às 16:30h. As USFs Nova Floresta, Sebastião Amorim, Itamarati e Padre Eustáquio têm horário estendido até 18h30. É necessário levar documento de identidade e, no caso dos trabalhadores da saúde, documento que comprove o vínculo com o segmento (por exemplo, contracheque/holerite, contrato de trabalho atualizado ou controle de ponto).
Segundo informações da SES-MG, o dia D de mobilização nacional está marcado para 30/4. Nesta data, as crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) também devem ser imunizadas.
Mesmo quem se imunizou contra Influenza em 2021 e faz parte dos grupos prioritários da campanha deste ano deve tomar a vacina novamente.A gerente de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas, Lilian Amorim, conversou com o jornalismo da Rádio Clube98 e destacou a importância dos grupos convocados comparecerem a vacinação.
“Toda aquela situação enfrentada ano passado em relação a H3N2, foi causada por uma baixa cobertura vacinal, uma vez que não tivemos uma boa adesão da vacina da influenza na época certa,” explicou Lilian Amorim.
Primeira etapa – 4 a 30/4– Idosos com 60 anos ou mais;
– Trabalhadores da saúde;
Segunda etapa – de 2/5 a 3/6
– Crianças (6 meses a < de 5 anos);
– Gestantes e puérperas;
– Povos indígenas;
– Professores;
– Pessoas com comorbidades;
– Pessoas com deficiência permanente;
– Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
– Trabalhadores Portuários;
– Forças de segurança, salvamento e Forças Armadas;
– População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade;
– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Com informações: Agência Minas