Está aberta desde o dia 3 de março, a temporada de troca de partidos. A chamada “janela partidária”, se abre por 30 dias em cada ciclo eleitoral e permite a mudança de legenda sem que isso implique infidelidade partidária e consequente perda de mandato.
O prazo de um mês está previsto na Lei das Eleições (Lei 9.504/1997, Artigo 93-A). Segundo a legislação, a janela se abre todo ano eleitoral, sempre seis meses antes do pleito. Neste ano, o período de troca partidária fica aberto até 1º de abril.
A janela foi regulamentada e inserida no calendário eleitoral na reforma de 2015. Sua criação permite a reacomodação das forças partidárias antes do teste nas urnas, de acordo com as conveniências políticas do momento.
Nesta segunda-feira (21), o comentarista do Sistema Clube, Professor Braz Paulo fez uma breve análise das movimentações que já começaram a acontecer principalmente em Patos de Minas.
“Os cidadãos comuns a gente percebe que em grande maioria ainda não estão preocupados com as eleições, mas aqueles que pretendem disputar as eleições deste ano já começaram a articular. Estou observando especificamente o cenário em Patos de Minas, aqueles que estão pleiteando algum cargo, estão realizando uma série de reuniões, sendo visitados por presidentes de partidos, uma vez que Patos de Minas possui uma colégio eleitoral com um número muito bom,” afirmou o professor e comunicador.
Braz Paulo ainda explicou que até o fechamento da janela partidária muitas mudanças ainda podem acontecer e que muitas movimentações partidárias devem ser realizadas.
Já olhando no ponto de vista do eleitor patense, Braz Paulo, afirmou que percebe de grande parte da população o entendimento quanto a necessidade de uma busca por representantes patenses no cenário federal e estadual.
“Andando pela região, eu percebi uma frase muito recorrente, queremos um bom candidato de Patos de Minas que possa representar nossa região,” lembrou o comentarista.
Confira a entrevista na íntegra: