Alvo de diversas denúncias, perfil de fofoca “Patos Lá de Minas” seria gerido de dentro da prefeitura

Processo judicial determinou uma quebra de sigilo que teria estabelecido relação entre a página e a sede do executivo municipal

Derrubado diversas vezes pelo Instagram devido a denúncias relacionadas a direito de imagem, difamação e calúnia, o perfil de fofocas “Patos Lá de Minas” recentemente se envolveu em mais um processo judicial. Dessa vez, a ação trouxe novos desdobramentos que podem levar a esclarecimentos sobre possíveis administradores e donos da página.

A novidade trata da quebra de sigilo do endereço de IP utilizado pela administração da página. A operadora apontou que os acessos teriam partido de um contrato de internet realizado em nome da prefeitura de Patos de Minas. A ação judicial é movida por uma influenciadora digital da qual o perfil teria feito postagens, as quais a fizeram se sentir difamada.

Além das publicações voltadas para fofocas, durante a campanha eleitoral de 2022, a página também publicou postagens de apoio aos candidatos Ludimila Falcão (Podemos) – agora Deputada Estadual eleita – e José Eustáquio de Faria Junior (Podemos).

Uma vez que frequentemente é alvo de denúncias na rede social, a página foi derrubada e recriada diversas vezes no Instagram, inclusive mudando a imagem de perfil – inicialmente era uma montagem com a foto do prefeito Luis Eduardo Falcão e, hoje, foi substituída pela ilustração de um pato.

Em seu perfil no Instagram, o prefeito Luís Eduardo Falcão declarou, em vídeo, que não tem relação alguma com a página de fofoca nem sequer autorizou o uso de sua imagem por ela. Ele pontuou que diversos endereços de IP foram destacados no processo judicial, sendo que um deles é da Prefeitura de Patos de Minas, o que poderia significar que algum responsável pela página acessou o perfil utilizando a internet da sede municipal em algum momento.

Em um grupo de WhatsApp, um administrador da página, identificado como Pato Assessoria, se posicionou para os seguidores:

O departamento de jornalismo do portal Clube Notícia entrou em contato com a prefeitura de Patos de Minas que, em nota, respondeu:

“A prefeitura não foi citada judicialmente sobre o assunto. Se de fato for constatada qualquer irregularidade por parte de servidores, será devidamente investigada.”

Após algum tempo a prefeitura de Patos de Minas emitiu um novo comunicado, falando sobre o assunto de forma mais detalhada:

A Prefeitura de Patos de Minas informa que não foi notificada oficialmente do envolvimento de servidores da administração da página denominada “Patos lá de Minas”. Se de fato for constatada qualquer irregularidade, a Corregedoria-Geral investigará eventual desvio de dever funcional e aplicará as penalidades devidas. Reiteramos que esse perfil não tem nenhuma relação com o prefeito Luís Eduardo Falcão, que nunca autorizou o uso de sua imagem.

A reportagem entrou em contato com os demais envolvidos. Quando o retorno for realizado, será acrescido neste espaço.

MATÉRIA EM ATUALIZAÇÃO