Ouça ao Vivo:

Termômetro chega a 43ºC em Patos de Minas

O fenômeno é comum nessa época do ano, mas é intensificado pelo calor intenso devido ao El Niño

A forte onda de calor que vem atingindo Patos de Minas e várias regiões do Brasil levou a capital do milho a registrar, nesta segunda-feira (13/11), a temperatura 43ºC em um termômetro instalado em um posto de combustível próximo ao Trevo da Pipoca em Patos de Minas.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o alerta de “grande perigo” por causa das temperaturas acima da média para 15 estados e o Distrito Federal e estende o aviso até sexta-feira (17/11).

O fenômeno é comum nessa época do ano, com a aproximação do verão, mas é intensificado pelo calor intenso que já vinha sendo registrado por causa do El Niño, fenômeno que aquece as águas dos oceanos.

Um alerta vermelho, segundo o Inmet, é emitido quando é esperado um fenômeno meteorológico de “intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”.

A recente elevação dos termômetros tem relação direta com o El Niño muito mais rigoroso neste ano e com a Crise do Clima (causada pela emissão de gases de efeito estufa), que torna os eventos climáticos extremos mais comuns.

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>