Devido às folias de Carnaval e a volta as aulas, os números de casos por dengue e de Covid-19 seguem em alta no país. As doenças possuem sintomas semelhantes que podem confundir os infectados. Saber diferenciar os sintomas é essencial para não haver erros no tratamento, principalmente no que diz respeito à automedicação.
A dengue e a Covid tem como sintomas semelhantes, febre alta e uma sensação de cansaço que pode ser bastante incapacitante, além disso, ambas as doenças podem provocar dores musculares e de cabeça.
“Essa sobreposição de sintomas pode confundir tanto pacientes quanto profissionais de saúde nos estágios iniciais“, afirma o Infectologista Emílio Ribas.
Outros aspectos que devem ser observados são o histórico de exposição do paciente e o contexto epidemiológico do local. Ou seja, se ele passou por locais com aglomeração ou se esteve em locais em que o mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus da dengue, pudesse se proliferar.
Para o sintoma de febre, comum em ambas as doenças, medicamentos como dipirona e paracetamol são geralmente recomendados devido à sua segurança.
No entanto, deve-se evitar anti-inflamatórios não esteroides , como ibuprofeno, principalmente se a suspeita for de dengue, devido ao risco de sangramentos. Outras contraindicações nesse caso são corticoides e aspirina.
Fonte: Folha de S.Paulo