O Sindicato dos Produtores Rurais de Presidente Olegário, a Confederação da Agropecuária e Pecuária do Brasil (CNA), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) entregaram, nesta segunda-feira (18/12), 164 certificados a produtores rurais do município que participaram do RetifiCAR, um programa piloto do sistema CNA/FAEMG/SENAR.
Participaram desse piloto os Sindicatos Rurais de Presidente Olegário, Lagoa Grande, Lagamar e Vazante. Também foram entregues 100 certificados a produtores rurais dos outros 3 municípios participantes dessa iniciativa, perfazendo um total de 264 certificados.
Segundo Mariana Ramos, uma das coordenadoras desse Projeto Piloto para o Estado de Minas Gerais, a iniciativa visa auxiliar os produtores rurais no ajuste de seu cadastro ambiental rural (CAR), sem custos para os mesmos.
“É um momento histórico, porque com os serviços do RetifiCAR estamos tendo resultados imediatos. Isso possibilita o produtor rural de ter acessos a diversos benefícios no cumprimento da política florestal”, afirmou Mariana Ramos.
Na ocasião, foi lançado o Projeto AGRO + VERDE, uma parceria da FAEMG/SENAR com o Sindicatos Rurais de Presidente Olegário, Patos de Minas e Lagoa Grande e tendo com um forte parceiro a CARGILL. É um programa voltado para os produtores rurais e pecuaristas das áreas de leite e de corte.
O objetivo maior é promover o uso sustentável da suas propriedades rurais através da recuperação de pastagens e de áreas degradadas. Todos os produtores rurais que forem participar desse projeto terão que estar o com o CAR em dia.
O presidente do Sindicato dos produtores rurais de Presidente Olegário, Paulo Tolentino, destacou a importância do RetifiCAR e do projeto AGRO+VERDE, que além de fortalecer os sindicatos rurais, visam diretamente o produtor rural. Além disso, mostrou algumas ações do Sindicato Rural de Presidente Olegário nesse ano de 2023.
São três programas em andamento das ATG’s (Assistências Técnicas Gerenciais) atendendo 30 produtores de leite, 30 produtores de gado de corte e 30 produtores na área de olicultura.
“Também colocamos à disposição do produtor rural olegariense a assistência técnica com dois engenheiros agrônomos e dois veterinários, através de projetos. Durante esse ano, o Sindicato dos Produtores Rurais realizou entre 90 e 100 cursos voltados para o produtor rural, sem custo algum para os participantes. Para o ano de 2024 estão previstos quatro programas, beneficiando mais de 120 produtores rurais (também sem custo)”, destacou Paulo Tolentino.
O evento contou com ótima participação de autoridades e produtores rurais de Presidente Olegário e de municípios vizinhos.