A escolha do conselheiro Pedro Israel da Cunha como novo Secretário Geral do órgão foi durante a reunião do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais, CES-MG, para eleição dos membros da Mesa Diretora para o mandato 2022 a 2024.
Pedro Cunha já fazia parte dos 50% dos representantes dos usuários do SUS da sociedade junto a demais membros, que trabalham na elaboração e acompanhamento de politicas públicas para a saúde no estado.
Dos oito membros que compõem a Mesa diretora, quatro são do segmento dos usuários e dois do segmento dos trabalhadores, ficando vagos os cargos que deverão ser eleitos pelo segmento de Gestor/Prestador.
Ficaram assim definidos os membros;
Presidente.
Ederson Alves da Silva – usuário (CUT – MG)
Vice – presidente:
Lourdes Aparecida Machado – trabalhadora (CRP – MG).
Secretário Geral:
Pedro Israel Cunha – usuário (CNBB).
Primeira Secretária;
Gláucia de Fátima Batista – trabalhadora – (CRSS)
Segundo Secretário:
(vago – a ser indicado pelo segmento gestor/prestador)
Terceiro Secretário:
(vago – a ser indicado pelo gestor/prestador).
Primeiro diretor de Comunicação:
Erli Rodrigues da Silva – segmento usuário – (MORHAM).
Segunda diretora de Comunicação:
Maria Alves – segmento usuário (FETAEMG).
O Conselho Nacional de Saúde (CNS) é uma instância colegiada, deliberativa e permanente do Sistema Único de Saúde (SUS), integrante da estrutura organizacional do Ministério da Saúde. Criado em 1937, sua missão é fiscalizar, acompanhar e monitorar as políticas públicas de saúde nas suas mais diferentes áreas, levando as demandas da população ao poder público, por isso é chamado de controle social na saúde. As atribuições atuais do CNS estão regulamentadas pela Lei n° 8.142/1990.
O Conselho busca permanentemente uma agenda atualizada em relação às necessidades de saúde da população de Minas Gerais e, inclusive, levando e elevando essa agenda ao patamar nacional.