As obras de canalização do Córrego do Monjolo continuam, em Patos de Minas. Segundo informações apuradas pelo jornalismo do portal Clube Notícia, 35% da intervenção foi paga para a empresa responsável. Por contrato, o trabalho, que teve início em fevereiro de 2023, deve ser entregue finalizado em 18 meses.
Na fase atual das obras, parte do córrego foi escavada para ampliar a capacidade do leito e a estrutura de concreto começou a ser fixada, o que requer o desvio do curso d’água por tubulações. Para a etapa que compreende a instalação dos módulos de concreto, a obra foi dividida em três partes.
Na primeira, localizada entre as ruas Guaraci e Maranhão, a laje de fundo do canal foi executada em mais de 70 metros, e o primeiro módulo de parede está erguido. O trabalho segue com armação de paredes e posterior montagem de fôrmas e concretagem dos outros módulos.
Na segunda parte, que vai até as proximidades da rua Amazonas, foi iniciada a base da obra. Na sequência será feito o lastro de concreto, a laje e as paredes.
“É instalada uma estrutura em pedra para fazer a proteção contra os efeitos erosivos causados onde existe o fluxo d’água. Esse é um recurso muito utilizado em galerias para que elas apresentem as condições exigidas para uma fundação de canal de concreto”, explica o secretário municipal de Obras Públicas, Paulo Henrique Caixeta.
O mesmo procedimento será repetido na terceira e última parte, que vai até próximo ao cruzamento com a Avenida Brasil, encontrando com o trecho já canalizado.
Quando estiver com todos os módulos montados, a intervenção entra na fase de reaterro, isto é, quando o vão entre a parede do leito e a rua é preenchido com terra.
Na sequência será construída a nova ponte conforme os parâmetros definidos em projeto (em substituição à que foi demolida) e instalado o guarda-corpo metálico. Ao fim dos serviços executados em cada trecho, a pavimentação asfáltica será recomposta para possibilitar a regularização do trânsito.