Ouça ao Vivo:

Ações de inovação avançam em Patos de Minas e marca ‘Patos Valley’ é lançada

Criação da logomarca visa estimular, gerar e consolidar empresas inovadoras e a governança local

Patos de Minas, no Alto Paranaíba, foi destaque em pesquisa que mapeou o nível de maturidade dos Ecossistemas Locais de Inovação (ELI) de 31 municípios do país. O diagnóstico realizado pelo Sebrae e a plataforma de inteligência artificial OpenSense, ao longo de 2022, atribuiu à cidade o Grau de Maturidade de 12.98, caracterizando-a como um ecossistema em estruturação. O novo status evidencia a evolução do ecossistema local visto que, em 2021, o município obteve grau de maturidade inferior a 12.00.

Para qualificar o ambiente de inovação, a fim de estimular, gerar e consolidar empresas inovadoras e fortalecer a governança local, foi criada a nomenclatura e a logomarca ‘Patos Valley’, que chancela as ações estratégicas relacionadas à temática.

De acordo com o professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), campus Patos de Minas, Daniel Costa Ramos, o objetivo do nome é diferenciar o ELI dos demais lugares, tornando-o único e de fácil reconhecimento. 

“O Valley é um identificador comum para ecossistemas, inspirado no Vale do Silício, como um ambiente de conhecimento e inovação. Desta forma, o nome reflete e reconhece Patos de Minas e região como um polo de inovação e de tecnologia no interior de Minas Gerais”, ressalta.

Indicativos de maturidade

A análise do Grau de Maturidade é composta por seis vertentes, com destaque para a presença de Institutos de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI) e a Governança, que apresentaram, respectivamente, notas de 3.16 e 3.00. Quanto à vertente ICTI, segundo o relatório, a cidade possui, principalmente, universidades e institutos que se destacam na formação de talentos, e na promoção da inovação e do empreendedorismo.

Com relação à Governança, houve uma evolução de 1.00, em 2021, para 3.00, em 2022. O crescimento dessa vertente se deve à formação de um Comitê de Governança no qual estão presentes representantes da Tríplice Hélice – academia, iniciativa privada e governo. A evolução de alguns indicativos de maturidade do Patos Valley se deve principalmente à governança, com a consolidação do comitê e de ações promovidas pelo Sebrae e a Fundação CERTI.

Ao longo desse processo, foram realizados: estudos de diagnóstico da vocação do ecossistema; formação e fortalecimento de governança (comitê gestor); workshop de design de comunidade; promoção de maratonas de geração de ideias como startup weekend; consultoria de certificação CERNE para incubadora; programa de pré-aceleração para o agronegócio; seminários de empreendedorismo e inovação; dentre outros.

“Em dois anos de trabalho, conseguimos sair do grau de maturidade inicial (diagnóstico feito em 2021) para o grau de maturidade em estruturação. Esse avanço é muito importante porque permite que tenhamos uma cidade mais aberta ao surgimento de negócios inovadores, como startups e empresas de base tecnológica. Ele também contribui para impulsionar o desenvolvimento da ciência e tecnologia do território”, salienta a analista do Sebrae Minas Jéssica Viana.

As vertentes com atribuições intermediárias foram, em seus níveis de maturidade: Ambientes de Inovação (2.86) e Programas e Ações (2.63). Já as vertentes que apresentam maior oportunidade de desenvolvimento são Capital (0.33) e Políticas Públicas (1.00).

Os próximos passos que serão capitaneados pelo Comitê de Governança seguem no sentido de elaborar e impulsionar uma legislação específica de inovação municipal, e favorecer o acesso à crédito para investimentos em negócios inovadores.

Também serão implementadas as etapas do programa Aproxima, com apoio do Sebrae e da Fundação CERTI, junto às universidades e startups, levantando os problemas da indústria para a academia, e oportunizando que pesquisas e iniciativas nestas instituições, sejam aplicadas em soluções de problemas reais da comunidade local.

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>