Aconteceu, nesta segunda-feira (19/12), a solenidade de diplomação dos eleitos em Minas Gerais. O evento foi realizado na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte. Na ocasião, Ludimila Fonseca Azevedo Falcão (PODE), que representará Patos de Minas e região na Assembleia Legislativa mineira, recebeu o diploma que marca o encerramento do processo eleitoral.
Desta forma, Patos de Minas continua com apenas um nome na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Dos candidatos da cidade, Lud Falcão foi a mais votada – com mais de 59 mil votos (0,55% dos votos válidos) – para o cargo de Deputada Estadual.
A posse dos Deputados eleitos está marcada para acontecer no dia 1º de fevereiro de 2023.
A diplomação marca o encerramento do processo eleitoral. É uma solenidade formal e protocolar, um rito que oficializa a escolha das pessoas eleitas por meio do voto. Assim, os eleitos diplomados estão aptos a tomar posse e exercer seus mandatos.
Para receber o diploma, os candidatos eleitos precisaram estar com o registro de candidatura deferido e as contas de campanha julgadas.
Dinâmica da solenidade
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), desembargador Maurício Soares, conduziu a solenidade. Autoridades do Judiciário e do Legislativo, além do governador reeleito, Romeu Zema, fizeram parte da mesa oficial da sessão solene.
Os diplomas foram entregues na ordem:
- governador e vice;
- senador e seus dois suplentes;
- deputadas e deputados federais;
- deputadas e deputados estaduais.
Sendo que as deputadas e deputados foram chamados ao palco por ordem alfabética, considerando o nome que constou na urna.
Cerca de 1.200 pessoas foram convidadas a assistir à solenidade de diplomação. A cerimônia seguiu as recomendações sanitárias da Prefeitura de Belo Horizonte vigentes, para garantir a segurança dos participantes.