Durante a reunião ordinária da Câmara Municipal de Patos de Minas, realizada nesta quinta-feira (15/12), a juíza de direito Solange de Borba Reimberg recebeu o título honorífico de Cidadã Patense.
Em Patos de Minas desde setembro de 2019 a magistrada atuou como juíza da 2ª Vara Criminal e de Execuções Penais, como presidente do foro e como juíza eleitoral. Por motivos familiares, para ficar mais perto de sua mãe que reside em São Paulo, Solange está em transferência para Uberaba.
“Em Uberaba eu vou ter mais facilidade para estar próxima dela. Eu falo que a família é um pilar da nossa vida, então eu conversei com meu esposo e realmente chegamos a conclusão que lá seria melhor por isso,” explicou.
Visivelmente emocionada com o título que recebeu, Solange de Borba Reimberg destacou o carinho que nutriu pelo município e ressaltou que continuará atuando em projetos voluntários da cidade de Patos de Minas.
“Como sou voluntária, trabalho na Rede Patos e em vários projetos por meio do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Eu me comprometi a continuar com nossos projetos por onde eu for, então estarei com vocês sempre que possível”, ressaltou a magistrada.
Solange de Borba Reimberg
Natural de São Paulo, Solange de Borba Reimberg é filha de Nilda Iraci de Borba Reimberg e João Dias Reimberg, e casada com Emerson Gonçalves Coelho.
Com formação inicial em Pedagogia e Direito, especialização em Direito Empresarial e em Pedagogia Social Internacional e certificação em Justiça Restaurativa, Solange é magistrada do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais desde 2013. Ela se mudou para Patos de Minas em setembro de 2019 para assumir a titularidade do Juizado Especial.
Ela já atuou como juíza de Direito nas comarcas de São João da Ponte, Inhapim, Frutal, Governador Valadares, bem como foi juíza eleitoral das zonas eleitorais 255ª e 128ª.
Hoje é juíza eleitoral da 330ª Zona Eleitoral. Em março de 2020, assumiu a titularidade da 2ª Vara Criminal, de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher e de Execução Penal e, em julho de 2022, assumiu também a Direção do Foro da Comarca de Patos de Minas.
Além disso, Solange é facilitadora de círculos de construção de paz e formadora pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados; idealizadora e coordenadora do Grupo de Articulação da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Governador Valadares e Patos de Minas, bem como da REDE PATOS.
Ademais, a juíza integra o Grupo de trabalho de implantação da Justiça Restaurativa no Sistema Prisional (TJMG), o Comitê Municipal de Políticas Penais de Patos de Minas, o Comitê de Justiça Restaurativa (Comjur) e o Núcleo de Aprimoramento da Justiça de 1ª Instância da Corregedoria Geral de Justiça do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais.