Teófilo Arvelos é um rapaz patense que está cursando Geografia na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). No entanto, não é por isso que ele se destaca. Para além das conquistas no mundo acadêmico – conforme relata seu pai – o jovem chama atenção por ter já ter lançado, com apenas 19 anos, três livros literários. Mas não apenas isso: todas as suas obras são recheadas de poemas.
Para prestigiar sua última realização, o jornalismo do Clube Notícia esteve presente no lançamento de “Poesia à beira d’água”, o terceiro livro do jovem, e conversou com aquele quem é a mente por trás da obra, o próprio Teófilo Arvelos. Confira a entrevista:
Clube Notícia: Teófilo, é seu terceiro livro. Como surgiu a ideia? E quais são as primeiras obras?
Teófilo: Primeiro livro da minha autoria foi Parnaso, que eu lancei no início de 2019; o segundo foi Lágrima, no final de 2019; e agora estou lançando Poesia à beira d’água no dia de hoje. Todos os três livros são de poemas, publicados por editoras do Grupo Editorial Atlântico, que é luso-brasileiro. A ideia do terceiro livro surgiu na pandemia, que foi um período de grande inspiração literária para mim porque foi também um momento de grande leitura. Então, a maioria dos poemas foram escritos na pandemia embora não seja esse seu assunto, e hoje estão aqui no livro, prontos para o leitor ler.
Clube Notícia: Para quem nos acompanha procurar pela obra, ela é sobre o quê?
Teófilo: Ela fala muito de água, mas também da própria poesia em si. Fala de arestas, de margens, de corpos, brinca com a possibilidade de se estar dentro ou fora de algo. É um livro que eu gostei muito de escrever e acredito que o leitor gostará muito de ler.
Clube Notícia: E como você se sente com esse lançamento? Sua família está te acompanhando, estão satisfeitos?
Teófilo: Felizmente, Patos de Minas tem grandes escritores e grandes artistas de uma forma geral, não só da literatura. Então participar, contribuir com um pouco lançando este livro, é uma enorme satisfação para mim. Meu pai e minha mãe estão muito satisfeitos e isso é muito bom e muito importante pra mim também, receber esse apoio da família.
Na oportunidade, o jornalismo do Sistema Clube também conversou com o pai de Teófilo, Dácio de Arvelos, e com o jornalista Fábio Amaro. Ouça a reportagem completa: