Professor Marcos Rassi analisa o aspecto histórico das eleições presidenciais no Brasil; confira o bate-papo

Grande músico, Rassi encerrou o DEBATE 98 tocando banjo e cantando uma paródia de música natalina com aspectos históricos do país
Foto: Luís César

Nesta quinta-feira (10/11), o histórico das eleições presidenciais no Brasil esteve em destaque no DEBATE 98, com a presença do professor de História Marcos Antônio Caixeta Rassi. A conversa foi conduzida por Jota Ramalho, José Afonso e Edvar Santos. O bate-papo também contou com a participação de ouvintes da Rádio Clube 98.

O historiador e músico patense iniciou sua participação falando sobre as perdas que a cultura brasileira sofreu na última quarta-feira (09/11), com as mortes de Gal Costa e Rolando Boldrin.

Na sequência, Marcos Rassi fez uma breve análise do cenário político brasileiro após a vitória de Luís Inácio Lula da Silva (PT) na corrida presidencial das Eleições 2022. Apresentando todo um contexto histórico, o professor falou sobre o atual cenário brasileiro, em que estão sendo realizadas manifestações em vários estados brasileiros com participação de cidadãos contrários ao resultado do 2º turno.

O convidado do programa ainda esclareceu o significado, na prática, de termos que têm sido muito ventilados nas redes sociais nas últimas semanas: “intervenção militar” e “intervenção federal”. Além disso, o papel dos três poderes e a importância da constituição federal também foram amplamente discutidos pelo historiador patense.

Na oportunidade, Marcos Rassi destacou ainda o grande número de informações distorcidas e falsas, mais conhecidas como fake-news, que é disparado na internet, levando a sociedade a um processo de desinformação.

A atuação da “direita” e da “esquerda” política no país também foi explicada de forma muito didática pelo professor de História. Na oportunidade, Rassi aproveitou para esclarecer o significado dos termos “fascismo” e “comunismo”, que também têm sido bastante repetidas atualmente.

Grande músico, Rassi encerrou o DEBATE 98 desta quinta-feira (10/11), tocando banjo e cantando uma paródia de música natalina com diversos aspectos históricos do Brasil.

Confira a entrevista na íntegra: