O Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Alto Paranaíba (CISPAR) apresentou, nesta quarta-feira (09/11), o Castramóvel, uma unidade móvel veterinária voltada para a castração de cães e gatos dos municípios consorciados, incluindo Patos de Minas.
Em entrevista, Pedro Rogério, que é médico veterinário e coordenador do Serviço de Inspeção Regional do CISPAR, explicou que o trailer foi adquirido pelo Consórcio por meio de emenda parlamentar e deve atender os 17 municípios consorciados. O anúncio foi realizado durante reunião da Associação dos Municípios da Microrregião Alto Paranaíba (AMAPAR).
Segundo Pedro Rogério, a intenção é que o veículo fique uma semana em cada localidade, castrando de 100 a 200 cães e gatos, a depender do sexo dos animais. Isso porque as fêmeas passam por um processo de castração mais demorado, reduzindo, então, a quantidade de atendidos.
O médico veterinário explica também que ainda não há uma previsão de qual será o primeiro município que receberá o Castramóvel, afinal, alguns critérios, inclusive burocráticos, ainda estão sendo definidos. Porém, afirma que Patos de Minas não será o primeiro a recepcionar o programa, uma vez que já possui projeto próprio de castração de animais.
“No primeiro evento de castração em cada município, a gente vai fazer somente em cães machos que tenham donos que sejam de famílias de baixa renda, que participem de algum programa social do governo. A partir da segunda semana que o Castramóvel se deslocar pro município, aí essa escolha já vai ficar a seu critério. Então, podem ser castrados animais errantes, de rua, ou até mesmo aqueles que sejam de famílias que não são de baixa renda”, esclarece.
Ele ainda acrescenta que intuito principal do programa é castrar pelo menos 10% da população de cães e gatos de cada município, para controle populacional, reduzindo gradualmente a quantidade de animais de rua. No entanto, “30% seria o ideal”, afirma Pedro Rogério.
Atualmente, a iniciativa está em fase de aquisição de equipamentos e insumos para realização das cirurgias. A previsão é que o Castramóvel comece a atuar a partir de 2023, após o projeto ser aprovado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária.