7 novos cursos de graduação podem chegar no campus da UFU Patos de Minas nos próximos 4 anos, afirma Assessor do Reitor

A previsão para conclusão do 1º bloco do campus em Patos de Minas é até novembro de 2023

Mesmo com um cenário delicado envolvendo as universidades federais brasileiras, após bloqueio orçamentário, por parte do Ministério da Economia, o futuro do Campus da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em Patos de Minas é visto com esperança e expectativas promissoras pela reitoria da universidade.

Recentemente Matheus Gomes ao lado de Cilésia Pereira, representaram a UFU Campus de Patos de Minas em uma reunião com algumas lideranças políticas patenses ligadas ao governo federal eleito e mostraram na oportunidade, que a comunidade acadêmica tem interesse em ampliar a presença da instituição na Capital Nacional do Milho nos próximos anos.

Em entrevista concedida ao jornalismo do portal Clube Notícia, Matheus Gomes, Assessor do Reitor da UFU, em Patos de Minas falou sobre as expectativas em relação ao campus regional e destacou a possibilidade de expansão da grade de cursos atualmente ofertada pela instituição, na Capital Nacional do Milho.

O Assessor do Reitor, Valder Steffen Junior, explicou que desde a chegada da UFU na cidade há 11 anos atrás, mesmo sem a tão sonhada sede, diversos avanços foram conquistados não apenas no âmbito acadêmico, mas também no ambiente de desenvolvimento da cidade, com trabalhos ligados diretamente a população patense. Mas que agora com o avanço da tão aguardada sede própria, a expansão de cursos em Patos de Minas já consta no plano de desenvolvimento da universidade.

“A gente colocou no plano de desenvolvimento da universidade, para os próximos quatro anos, a criação de sete novos cursos de graduação, mais cursos técnicos, cursos de pós graduação ao nível de mestrado, mestrado profissional e doutorado, para que a gente possa atender todos os anseios da comunidade patense” explicou

Na oportunidade Matheus também destacou que a população será ouvida, por meio dos agentes comunitários, câmara municipal e prefeitura para entender a vontade da comunidade em relação a esses novos cursos.

“Isso tudo será coletado, será levado para a Universidade Federal, será colocado no Conselho Superior e depois a gente vai levar todos esses documentos para o Ministério da Educação e mostrar a força que Patos de Minas possuí” completou Matheus.

Ainda durante a entrevista, Matheus Gomes destacou que a previsão para a inauguração do primeiro bloco da sede própria do campus de Patos de Minas, na Região dos 30 paus, está prevista para acontecer entre outubro e novembro do próximo ano.

Confira a entrevista na íntegra: