O Dia Mundial da Limpeza é um movimento cívico que une 191 países e milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta desde 2018. No último sábado, 17 de setembro, a Associação Engenheiros Sem Fronteiras (ESF) realizou um Mutirão de Limpeza na rua Madalena Rodrigues Queiroz, local este que recebe muitos visitantes por oferecer uma bela vista de Patos de Minas, mas que é negligenciado quanto a sua limpeza.
A reportagem do Portal Clube Notícia esteve no Mutirão e conversou com Dionísio Alberto de Brito, que é coordenador do Dia Mundial da Limpeza em Patos de Minas. Ele relata que o movimento teve início em 2008, na Eslovênia, ocasião em que a população se reuniu com o intuito de “limpar o país”.
Desde então, a iniciativa se espalhou pelo mundo e, em 2018, começou a ser aplicada em Patos de Minas. Dionísio explica que ele foi o responsável por inscrever o município no movimento e tem atuado ao longo dos anos para que ele continue sendo realizado, contando com a parceria de diversas entidades, associações, órgãos públicos e organizações.
Em 2022, o núcleo patense da Associação Engenheiros Sem Fronteiras abraçou a causa, organizando o Mutirão para realizar a limpeza de um terreno da rua Madalena Rodrigues Queiroz.
“O local foi escolhido por ter uma vista incrível da cidade, no entanto, não é tão bem cuidado pelos seus visitantes, que deixam lixo espalhado no local. O intuito é participar ativamente do movimento pelo Dia Mundial da Limpeza, além de conscientizar a população sobre o descarte correto dos resíduos”, explica Alessandra Ferreira, diretora de Projetos do núcleo do ESF de Patos de Minas.
Dionísio Alberto afirma ainda que 17 de setembro é um dia simbólico, mas que o movimento pode ser realizado por qualquer pessoa ao longo de todo ano. Além da ação pontual, ele também realiza palestras visando a conscientização acerca do descarte correto de resíduos e convoca a população e entidades para aderir ao movimento “até mesmo para entender o quanto gera resíduos”.
Confira a entrevista na íntegra: