Foi encerrada, com balanço positivo, a passagem da carreta MedSesc Oftalmologia em Patos de Minas. Durante os 33 dias em que a unidade móvel esteve no município, foram realizadas 672 consultas, cumprindo-se a meta estipulada. Desse total, 55 pacientes eram crianças/adolescentes e 617 eram adultos/idosos. O serviço, finalizado no dia 10 de agosto, foi ofertado em parceria com o Sindcomércio e Secretaria Municipal de Saúde.
O relatório disponibilizado pelo Sesc apontou que apenas 5% das pessoas atendidas não apresentavam alterações na visão. Dentre as demais, 352 foram diagnosticadas com presbiopia (dificuldade para focar objetos que estão perto) e 295 com astigmatismo (os limites dos objetos são visualizados embaçados). A necessidade de utilizar lentes corretivas foi identificada em 421 pacientes, os quais receberam receituário de óculos.
A equipe do consultório móvel também orientou os pacientes sobre questões importantes que podem afetar a saúde dos olhos, sendo uma das principais o diabetes. A perda da visão causada por essa doença pode ser evitada com exame oftalmológico anual e maior controle do índice glicêmico.