Ouça ao Vivo:

Sind-Saúde cobra da Prefeitura de Patos de Minas cumprimento de lei federal que garante piso salarial de agentes de saúde e de endemias

Sindicato afirma que pagamento ainda não foi concedido porque o município não cadastrou seus trabalhadores no CNES
Imagens: reprodução Sind-Saúde MG

Em entrevista com o jornalismo do Clube Notícia, Lionete Pires, diretora do Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG), falou sobre o pagamento do piso nacional dos agentes de saúde e de endemias de Minas Gerais. Em Patos de Minas, ela afirma que o reajuste salarial ainda não aconteceu devido ao cadastramento dos profissionais, que deveria ter sido realizado pela Prefeitura e ainda não aconteceu.

O pagamento é custeado com verba federal, porém é necessário que cada município inscreva seus profissionais no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES). “Patos de Minas não cadastrou seus trabalhadores, descumprindo a lei municipal 445/2014, que regularizou o vínculo dos agentes de endemias da cidade. E a emenda constitucional 120/2022, que manda pagar o piso”, aponta Lionete.

A emenda foi aprovada em maio deste ano e determina que os vencimentos dos profissionais não seja inferior a dois salários mínimos. Segundo Pires, os agentes que não foram incluídos no CNES recebem, atualmente, o último piso salarial (R$1.500,00) e, com o não cumprimento das regulamentações mencionadas, cerca de 400 trabalhadores de Patos de Minas estão sem receber o aumento desde a aprovação da emenda.

Ainda de acordo com a diretora do Sind-Saúde, ao cadastrar os agentes de saúde e de endemias no CNES, o município recebe, então, a verba federal para o pagamento de seus trabalhadores. Caso esse procedimento não seja realizado corretamente, a administração municipal “vai ter que tirar recurso do seu próprio caixa pra poder pagar esses trabalhadores”.

Como uma tentativa de sensibilizar as gestões municipais que ainda não concederam o piso salarial para os agentes de saúde e endemias, o Sind-Saúde tem divulgado a “Operação Cumpra-se a Lei”. Confira:

Imagem: Sind-Saúde MG

Em nota, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Patos de Minas informou que:

“O município trabalha nessa questão, verificando as dotações orçamentárias e elaborando o projeto de lei que deve ser enviado à Câmara Municipal. As informações completas serão repassadas tão logo estejam fechadas.”

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>