Slam Phatos: poetas e poetisas patenses se reúnem mensalmente para competição de poesia falada

No dia 28 de agosto, às 18 horas, o Slam Phatos realizará uma edição temática no MUP, em alusão ao Agosto Lilás

Terra de um povo talentoso e berço de grandes artistas em diversos segmentos, Patos de Minas é palco de vários movimentos culturais que muitas vezes não são tão conhecidos pelo grande público. É o caso do Slam Phatos que, desde 2017, reúne mensalmente poetas e poetisas da cidade para uma competição de poesia falada, trazendo para debate questões relevantes da atualidade.

Em entrevista para o Portal Clube Notícia, os artistas patenses Rlloco, Treta, Olivia Castro, Natividade Rugerio Vaz e Duarte explicaram como funciona o movimento cultural que, atualmente, acontece normalmente no terceiro domingo de cada mês, no Museu de Patos de Minas (MUP). Segundo os organizadores e participantes do Slam Phatos, a atividade é totalmente aberta para qualquer pessoa, independentemente de gênero, raça, orientação sexual, classe social, religião ou idade.

O Slam Phatos surgiu a partir de uma conversa entre os dois fundadores do projeto, Rlloco e Treta, que perceberam a necessidade de dar visibilidade ao trabalho dos poetas e poetisas da cidade. A partir da inspiração do Slam Odarca, de Uberaba, e do Slam Resistência, de São Paulo, implantaram a iniciativa na Capital Nacional do Milho.

Arquivo Slam Phatos

“A competição é basicamente uma desculpa, o Slam é para espalharmos a palavra, todo mundo se reúne pela palavra”, destacou o artista patense Treta.

Porque Slam Phatos ?

Durante o bate-papo na redação do Clube Notícia, os artistas patenses explicaram também o significado do nome Slam Phatos.

“É basicamente Patos com PH e o phatos é de ser bem vindo, da nossa terra, mesmo. Então começamos antes da pandemia a levar poesia” explicou Rlloco.

Próxima edição

No mês de Agosto, a campanha Agosto Lilás abre uma importante discussão em relação ao combate à violência contra a mulher.

No dia 28 de agosto, às 18 horas, o Slam Phatos realizará uma edição temática no MUP, pelo fim da violência contra a mulher, dando ainda mais visibilidade ao tema. Os organizadores ressaltam que não é necessário uma inscrição prévia para participar.

Acompanhe tudo sobre as próximas edições no instagram @slamphatos

Confira a entrevista: