Nesta terça-feira (16/08), o Valor Adicionado Fiscal (VAF) foi o assunto em destaque no DEBATE 98. O programa contou com a participação de Ronnie Leal de Lima, administrador especializado em Gestão Tributária e Contabilidade Gerencial. A conversa foi conduzida por Jota Ramalho, Edvar Santos e José Afonso. O bate-papo também contou com a participação de ouvintes da Rádio Clube98.
O Valor Adicionado Fiscal (VAF) é um indicador econômico-contábil utilizado pelo Estado para calcular o índice de participação municipal no repasse de receita do ICMS aos municípios mineiros. Este é o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação e do Imposto sobre Produtos Industrializados.
Ronnie ressaltou que quanto mais declarações forem entregues com informações precisas, maior será o índice que o município participará e, consequentemente, maiores serão os valores recebidos. O especialista também destacou a importância do acompanhamento desses números por parte dos gestores municipais.
Com ampla experiência na área, o administrador explicou como é apurado o VAF nos municípios mineiros, fazendo uma breve avaliação da realidade da arrecadação na região.
Aproveitando a oportunidade, o convidado também falou sobre o efeito da redução do ICMS na cota parte das prefeituras e pontuou os critérios do estado para o repasse aos municípios.
Confira o programa desta terça-feira (16/08) na íntegra: