Ouça ao Vivo:
Pesquisar
Close this search box.
Ouça ao Vivo:

Campanha de vacinação contra a poliomielite realiza ‘Dia D’ neste sábado (08), em Patos de Minas

A ação ocorre em todas as unidades de saúde da área urbana, das 8h às 15h

A Secretaria Municipal de Saúde realiza, neste sábado (8), o “Dia D” de imunização contra a poliomielite, em Patos de Minas. A ação ocorre em todas as 21 unidades de saúde da área urbana, das 8h às 15h. O público-alvo são as crianças de de um ate quatro anos.

Além da vacina contra a paralisia infantil, aproveite a oportunidade e complete o cartão de toda família, pois serão disponibilizadas doses de rotina, contra a dengue (10 a 14 anos), a gripe (a partir de seis meses), covid e demais vacinas.

Para se vacinar, é necessário comparecer às unidades de saúde munido de documento pessoal, Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF).

A doença

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a poliomielite afeta principalmente crianças com menos de 5 anos de idade, sendo que uma em cada 200 infecções leva à paralisia irreversível, geralmente das pernas. Entre os acometidos, 5% a 10% morrem por paralisia dos músculos respiratórios.

Os casos da doença diminuíram mais de 99% ao longo dos últimos anos, passando de 350 mil casos estimados em 1988 para seis casos reportados em 2021.

“Enquanto houver uma criança infectada, crianças de todos os países correm o risco de contrair a poliomielite. Se a doença não for erradicada, podem ocorrer até 200 mil novos casos no mundo, a cada ano, dentro do período de uma década”, estima a OMS.

Confira a entrevista com a enfermeira da epidemiologia Vanessa Machado:

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>