Quem espera pelo mês de agosto para avistar as chuvas de meteoros Caelidas, prevista para ocorrer até o dia 15, e Perseidas, que deve ter seu ápice em 11 de agosto, já teve um sinal forte no céu na madrugada da última quarta-feira (03/08).
Um bólido foi registrado por volta das 5h09 desta quarta-feira (3) por câmeras da Bramon e do Clima ao Vivo. Em Patos de Minas o registro foi realizado pelo Observatório IDS.
Segundo Ivan Soares, coordenador do observatório patense, a queda do bólido ocorreu na divisa de Minas Gerais com o estado de São Paulo, entre as cidades de Poços de Caldas e São João da Boa Vista.
De acordo com o registro das câmeras e relatos de observadores, o bólido teria magnitude de -8 a uma altitude de 100 quilômetros, quando iniciou trajetória descendente seguida de um forte clarão.
Chuvas de Meteoros em agosto
A chuva de meteoros de Caelidas vai até 15 de agosto e terá maior intensidade nesta sexta-feira (05/08). Ela vem sendo observada em todo o Brasil desde 25 de julho, sempre entre meia-noite e o amanhecer.
Em geral, os meteoros entram na atmosfera da Terra a uma velocidade de 44,5 quilômetros por segundo (km/s).
De acordo com o Prof. Gabriel Hickel da Universidade Federal de Itajubá, a chuva dos Caelidas de agosto foi primeiramente determinada pelo estudos da BRAzilian Meteor Observation Network (Bramon), que também trabalha com monitoramento de meteoros.
A descoberta da Bramon ocorreu em 2017 e foi reconhecida pela União Astronômica Internacional (IAU), órgão que coordena nomenclaturas, descobertas e padrões astronômicos em todo o mundo.
Outra chuva de meteoros aguardada para este mês é a conhecida Perseidas, que tem seu ápice nas madrugadas de 11 e 12 de agosto.
Com informações: Agência Brasil