Transmissões ao vivo mostram participação advogado patureba em invasão ao Congresso Nacional, em Brasília

Ao ver a cavalaria chegando no local, ele chegou a dizer "uai, esses cavalo vai (sic) passar por cima de nós? Nós vai (sic) matar eles"

Na tarde deste domingo (09/01), o Congresso Nacional, em Brasília (DF), foi tomado por pessoas vestidas de verde e amarelo que romperam a barreira policial de proteção à sede dos três poderes no âmbito federal e promoveram uma quebradeira generalizada no prédio. Dentre os invasores, estava o advogado patureba e ex candidato a Deputado Estadual – derrotado – Thiago Queiroz, que fez uma série de transmissões ao vivo mostrando sua movimentação até o Congresso.

Durante os vídeos, que ficaram gravados em seu perfil no Facebook, o advogado patrocinense anda pelo interior e exterior do Congresso Nacional, inclusive exibindo um vidro do prédio que foi quebrado durante a invasão. Thiago chega a afirmar “tomamos o Senado agora também, 8 milhões de pessoas” e filma a Câmara dos Deputados, mostrando a movimentação dos invasores enquanto a polícia inicia primeiras ações de neutralização do ato.

Em dado momento, Thiago vai para o exterior do prédio e grava a cavalaria chegando no local, ao que ele responde “uai, esses cavalo vai (sic) passar por cima de nós? Nós vai (sic) matar eles” e alguém retruca dizendo que os animais não têm relação “com isso”. O advogado também fala sobre pegar uma “lembrança”, mencionando livros como exemplo.

A reportagem do Clube Notícia tentou contato com Thiago Queiroz, mas não obteve resposta nem êxito em completar a ligação. Quando o retorno for feito, será acrescentado neste espaço.

Veja as transmissões na íntegra:

Repúdio

A 45ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seção de Minas Gerais, divulgou para a imprensa local uma nota de repúdio a respeito do ocorrido na tarde deste domingo, em Brasília, na sede dos três poderes.

“A OAB Patos de Minas reafirma que o funcionamento das instituições e o respeito às leis são fundamentais à manutenção do Estado Democrático de Direito e espera que os responsáveis pelo vandalismo, observado o devido processo, à ampla defesa e o contraditório, sejam identificados e punidos”, enfatiza a entidade.

Leia a nota completa: