Ouça ao Vivo:
Ouça ao Vivo:
Previous slide
Next slide

SES-MG envia Força Estadual a Unaí para ações de controle do Aedes aegypti

O objetivo da Força Estadual de Arboviroses é prestar apoio aos municípios que apresentam risco elevado para epidemia contribuindo, desta forma, para evitar a ocorrência de óbitos e casos graves

Para promover as medidas preventivas e de redução de casos de dengue em Unaí, a Força Estadual da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) intensifica as ações de combate ao Aedes aegypti em apoio à prefeitura municipal na região de Unaí. O trabalho começou nessa terça-feira (5/4).

Uma equipe com 21 agentes de endemias irão visitar, cada, pelo menos 25 residências por dia para remover focos do mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya, além da aplicação de larvicida para eliminação de larvas e conscientização da população. A visita casa a casa acontece em conjunto com os agentes municipais de saúde.

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Fábio Baccheretti, alerta para o aumento do número de casos. “Há algumas regiões que nos preocupam, como o Norte de Minas, Noroeste e Leste. Essa semana, temos uma equipe da Força Estadual da Saúde em Unaí. A equipe está ajudando o município, fazendo visitas, explicando os cuidados com a dengue. Essa é uma doença fácil de prevenir. Eu convoco todo mundo para que cada um faça a sua parte, e não tenhamos o aumento do número de casos e consigamos passar esse ano mais tranquilo. Temos que sair da covid sem entrar em uma epidemia de dengue”, alertou Baccheretti.

O objetivo da Força Estadual de Arboviroses é prestar apoio aos municípios que apresentam risco elevado para epidemia contribuindo, desta forma, para evitar a ocorrência de óbitos e casos graves, segundo a  coordenadora Estadual de Vigilância das Arboviroses da SES-MG, Danielle Capistrano. Ela atuará  em quatro eixos: controle vetorial, assistência à saúde, vigilância epidemiológica, comunicação e mobilização. A equipe de campo fica na cidade até 13/4.

As frentes de ações da SES-MG – controle vetorial, assistência à saúde, vigilância epidemiológica, laboratorial, entomológica, irão também promover treinamentos em Unaí com as equipes de saúde locais, realizar diagnóstico e planos de ações. Já a mobilização social irá trabalhar com o município junto à população e lideranças locais para  conscientização quanto à redução de depósitos de Aedes e evitar a ocorrência de óbitos e os casos graves por arboviroses.

Prevenção

As ações de prevenção à dengue, zika e chikungunya envolvem a eliminação dos focos e potenciais criadouros do mosquito. A SES-MG reforça junto à população as seguintes medidas:

  • Manter as lixeiras tampadas;
  • Limpar o quintal de forma que não tenha lixo e entulhos;
  • Garrafas e baldes de cabeça para baixo;
  • Verificar se os aparelhos de ar-condicionado, umidificador e geladeira estão vazios e secos;
  • Limpar ralos e cobrir com telas;
  • Não colocar pratos de água em vasos de plantas;
  • Lavar frequentemente bebedouros de animais;
  • Manter limpos ralos internos e externos e calhas.

A dengue é uma doença que pode levar a óbito rapidamente, portanto, qualquer sintomas, como febre, dor de cabeça ao redor dos olhos, deve-se procurar uma unidade de saúde.

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>