Alunos da rede municipal de ensino participam, até sexta-feira (8/4), da Semana da Saúde na Escola. Durante esses dias os alunos estão recebendo orientações sobre a prevenção de doenças, por exemplo a Covid-19, com a participação direta de profissionais da Equipe Multiprofissional da Atenção Básica (EMAB).
O momento é também de planejar a implantação das ações essenciais no Programa Saúde na Escola (PSE) ao longo do semestre letivo de 2022, sendo elas:
– promoção da saúde bucal: educação em saúde bucal, avaliação das condições de saúde bucal para encaminhar ao tratamento adequado e doação de kits com escova e pasta dental;
– promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade, com avaliação do estado nutricional por meio da antropometria e cálculo do IMC;
– promoção da atividade física, com a realização de práticas orientadas.
O trabalho envolve nutricionista, educador físico, assistente social, fisioterapeuta, psicólogo, cirurgião dentista e auxiliar de saúde bucal. Dentro do PSE de Patos de Minas, esses profissionais desenvolverão ações em mais de 20 escolas municipais, tanto na área urbana quanto na zona rural.
O Programa Saúde na Escola, instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial 6.286, é uma política intersetorial com o objetivo de promover saúde e educação integral às crianças, adolescentes, jovens e adultos. Em Patos de Minas, a proposta recebe apoio da administração pública de maneira geral.