Nesta sexta-feira (23/06), a relação da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (SECTEL) com o movimento cultural patense foi o principal assunto abordado no DEBATE 98. O programa contou com a presença do Secretário da SECTEL, Rogério “Mexicano” Máximo da Silva. A conversa foi conduzida por Jota Ramalho, Edvar Santos e José Afonso e recebeu a participação de ouvintes da Rádio Clube 98.
A atual estrutura da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer foi o primeiro assunto abordado pela bancada e pelo convidado. Mexicano costumava ser diretor na pasta antes de ser nomeado secretário e o cargo, que agora é ocupado por Paula Versiani, ficar vazio.
“Hoje, o foco principal dela é tocar a Lei Paulo Gustavo, em que o município de Patos de Minas está recebendo R$ 1,354 milhão para a cultura. Essa questão de apoio, de formalizar projetos é de grande importância porque, às vezes, o problema das pessoas é ter a ideia, não saber passar para o papel e não elaborar um projeto. Então a vinda dela vai ser para esse auxílio com todas as demandas que a secretaria tem”, explicou Rogério.
Ainda sobre a Lei Paulo Gustavo, o secretário detalhou que, na próxima semana, a atenção será voltada para os distritos, onde novas oitivas devem ser realizadas. No entanto, ele destaca que já percebeu uma boa adesão dos diversos setores culturais às reuniões.
A distribuição da verba federal para os projetos aprovados, quem serão os pareceristas e os pesos a serem analisados, como funcionará a prestação de contas e a fiscalização, e a partir de quando as iniciativas devem ser apresentadas também foram assuntos abordados no programa desta sexta-feira (23/06).
Confira o DEBATE 98 na íntegra: