Reduflação: Professor Braz Paulo explica como funciona a prática que afeta diretamente o consumidor

Reduflação é uma inflação disfarçada: o preço não sobe, mas você paga o mesmo valor por menos produto

Além da inflação nos supermercados, o consumidor tem enfrentado a redução do tamanho das embalagens dos produtos. Isso também é uma inflação disfarçada: o preço não sobe, mas você paga o mesmo valor por menos produto.

O fenômeno popularmente chamado de “reduflação” já acontece há algum tempo, mas consumidores reclamam nas redes sociais que parece estar piorando e também já afeta a qualidade dos produtos.

Nesta terça-feira (07/6), o comentarista do Sistema Clube, Professor Braz Paulo, falou um pouco sobre o tema. “O consumidor brasileiro não tem um minuto de paz, não temos nenhum instante sem que algum produto aumente de valor na prateleira dos supermercados, a gente sabe que a inflação real está na casa dos dois dígitos, a verdade incômoda e triste é que nossa inflação real está na casa de 20% a 30% e não tem salário que consiga fazer esse acompanhamento,” contextualizou o comunicador.

Ainda neste sentido Braz Paulo explicou de forma bem didática o significado do termo, reduflação, que apesar de não ser um termo novo, acaba ganhando notoriedade novamente nesse período complicado para o consumidor brasileiro.

“Reduflação é quando o pessoal, de forma vamos dizer assim, entre aspas, esperta, vai lá e reduz a embalagem do produto, em alguns casos nem a embalagem é reduzida, o que é feito é basicamente uma situação aonde o tamanho da embalagem é mantido, mas a quantidade de produto é reduzida,” explicou o comunicador.

Outra ação realizada por muitas empresas é em relação a mudança na formula do produto, alterando a qualidade de muitos produtos já conhecidos no mercado.

“É lamentável que nesse Brasil, em junho de 2022, e a tendência não é de melhorar nesse quesito, as empresas utilizem desses meios para enganar o consumidor,” concluiu.

Confira a entrevista na íntegra: