Na manhã desta quarta-feira (04/01), a reportagem do Sistema Clube esteve presente na coletiva de imprensa realizada no gabinete do prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, sobre os novos secretários das pastas de Educação e de Trânsito, Transportes e Mobilidade.
Na ocasião, o chefe do executivo patense conversou com o jornalismo do Clube Notícia sobre o assunto e, também, sobre a solicitação do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Sintrasp) por um reajuste de 17,5% do salário e 20% no vale alimentação da categoria.
O Sintrasp protocolou o pedido no dia 16 de dezembro de 2022. Sobre os fatores que justificam a porcentagem, o presidente do sindicato Fabiano Antônio de Castro concedeu uma entrevista nesta segunda-feira (02/01). Desde então, aguardava uma resposta do poder Executivo.
Já nesta quarta-feira (04/01), o prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, confirmou que a Prefeitura recebeu o requerimento. Segundo ele, é preciso ressaltar que o servidor público municipal recebe uma remuneração menor do que aquele que é federal, um salário mais próximo daquele recebido pela população em geral.
“Porém, o Sindicato entrou com um pedido de 17% de reajuste e a inflação do período é 5%, ou seja, eles estão pedindo mais que o triplo da inflação. […] Não é possível pagar 17%, a gente não consegue chegar nesse patamar”, afirma Falcão.
O prefeito de Patos de Minas ainda acrescenta que deseja dar um aumento real para os servidores, além da inflação, mas não neste nível – como solicitado pelo Sinstrasp – uma vez que essa situação estaria fora da possibilidade orçamentária da Prefeitura.
Confira a entrevista: