“Quero dar um aumento real, mas não neste nível”, afirma prefeito Falcão sobre pedido de reajuste de 17,5% no salário de servidores municipais feito por sindicato

Ele afirma que solicitação está fora da possibilidade orçamentária da Prefeitura

Na manhã desta quarta-feira (04/01), a reportagem do Sistema Clube esteve presente na coletiva de imprensa realizada no gabinete do prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, sobre os novos secretários das pastas de Educação e de Trânsito, Transportes e Mobilidade.

Na ocasião, o chefe do executivo patense conversou com o jornalismo do Clube Notícia sobre o assunto e, também, sobre a solicitação do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Sintrasp) por um reajuste de 17,5% do salário e 20% no vale alimentação da categoria.

O Sintrasp protocolou o pedido no dia 16 de dezembro de 2022. Sobre os fatores que justificam a porcentagem, o presidente do sindicato Fabiano Antônio de Castro concedeu uma entrevista nesta segunda-feira (02/01). Desde então, aguardava uma resposta do poder Executivo.

Já nesta quarta-feira (04/01), o prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, confirmou que a Prefeitura recebeu o requerimento. Segundo ele, é preciso ressaltar que o servidor público municipal recebe uma remuneração menor do que aquele que é federal, um salário mais próximo daquele recebido pela população em geral.

“Porém, o Sindicato entrou com um pedido de 17% de reajuste e a inflação do período é 5%, ou seja, eles estão pedindo mais que o triplo da inflação. […] Não é possível pagar 17%, a gente não consegue chegar nesse patamar”, afirma Falcão.

O prefeito de Patos de Minas ainda acrescenta que deseja dar um aumento real para os servidores, além da inflação, mas não neste nível – como solicitado pelo Sinstrasp – uma vez que essa situação estaria fora da possibilidade orçamentária da Prefeitura.

Confira a entrevista: